Orientação Romântica na Vida Humana

Orientação Romântica

Orientação romântica, também chamada de orientação afectiva, é o que indica com qual gênero o indivíduo tem mais probabilidade de sentir interesse em construir uma relação romântica, ou de se apaixonar.

Este termo pode ser usado tanto separadamente quanto em conjunto com o termo orientação sexual, e se baseia na perspectiva de que atracção sexual é apenas um dos componentes de uma dinâmica muito maior.

Por exemplo:

Ainda que uma pessoa bissexual possa se sentir atraída sexualmente por múltiplos gêneros, esta pessoa pode ser predisposta a sentir mais intimidade romântica, afectiva ou emocional com apenas um género.

Assim, os conceitos de orientação romântica e de orientação sexual reconhecem que podem haver relações sexuais sem que hajam ligações românticas ou afectivas entre os parceiros, e que vice-versa, relações românticas e afectivas não necessariamente impliquem em atracção sexual entre os parceiros;

Afinal, a intimidade interpessoal não necessariamente requer atracção sexual, pois o sentimento de atracção envolve muitos outros pontos além da sexualidade. Para algumas pessoas, o termo orientação sexual da forma como é usado grosso modo é reducionista.

Para assexuais, a orientação romântica é frequentemente considerada uma medida de atracção mais útil do que a orientação sexual.

Identidades românticas Heterorromântico:

Sente atração romântica por pessoas de gênero diferente do seu.

Homorromântico:

Sente atracção romântica por pessoas de gênero igual ao seu.

Birromântico:

Sente atracção romântica por mais de um gênero.

Panromântico:

Sente atracção romântica por todos os gêneros.

Arromântico:

Não sente atracção romântica com ninguém.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pessoas mais inteligentes preferem ficar em casa

A Era da Desinformação: Efeitos Psicológicos das Fake News nas Redes Sociais

Coronafobia