Por que é tão dificil lidar com os sintomas da depressão?
POR QUE É TÃO DIFÍCIL LIDAR COM OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO?
Especialmente para aqueles que convivem com alguém deprimido e, às vezes, até para a própria pessoa é difícil compreender e lidar com os sintomas da depressão. Isso acontece porque, em geral, esses sintomas não estão sob controle consciente da pessoa.
São manifestações sobre como ela aprendeu a enxergar a si mesma, os outros, o mundo e o futuro, formando ideias rígidas sobre esses aspectos.
Ainda na infância vamos formando essas ideias e elas são cada vez mais reforçadas pela forma como vemos as situações e por pensamentos que podem distorcer a realidade e confirmar a maneira como interpretamos tudo.
A resistência em aceitar a depressão e buscar ajuda é uma das características do transtorno, pois a pessoa normalmente tem dificuldades em entender que as suas ideias sobre o mundo ou ela mesma não são tão reais, buscando automaticamente através de seus pensamentos confirmar (não de forma intencional) a maneira como se sente diante das situações (por exemplo: “não faço nada direito mesmo”, “não sou bom o bastante”, “as pessoas só querem me prejudicar”, “não sou capaz”. Elas tendem a desconsiderar evidências contrárias a essas crenças e a fortalecer os indícios equivocados sobre elas de forma involuntária.
O padrão de pensamento de pessoas depressivas é diferente das outras pessoas, esses padrões são mais rígidos e refletem a forma negativa como elas aprenderam a ver o mundo.
Sentir-se triste é diferente de ter depressão. A tristeza é um sentimento comum a todas as pessoas diante de determinadas situações e é esperado que ela aconteça.
Por ser passageira e isolada, é mais fácil lidar com ela. A depressão é um conjunto de sintomas que envolvem a tristeza de modo prolongado – a pessoa se sente triste por semanas, meses ou até anos – atrapalham a rotina, apresentam perda do prazer em atividades que antes eram interessantes, além de outros sintomas físicos associados, como dores de cabeça ou no estômago, alterações de apetite e de sono, por exemplo.
É importante também a alteração química que ocorre no cérebro da pessoa deprimida, já que alguns hormônios liberados diante de certas situações estressoras podem influenciar no funcionamento dos neurônios e é por isso que na maioria dos casos de transtornos depressivos mais acentuados, é necessário o tratamento medicamentoso associado à psicoterapia para que então se possa aprender a lidar com os sintomas.
A incompreensão social prejudica muito a forma como a pessoa lida com a depressão, pois pode causar vergonha, culpa e maior isolamento e desesperança em relação à própria vida e ao futuro, podendo desencadear ainda ideações suicida nos casos mais graves.
Como a pessoa pode aprender a lidar com os sintomas?
Isso depende muito da iniciativa de buscar a ajuda profissional, esse passo é muito importante para o início da melhora. Uma das estratégias adotadas para ajudar as pessoas com depressão a lidarem com os seus sintomas é a de identificar os pensamentos que surgem diante das situações que causam sofrimento ou tristeza.
Ao identificar esses pensamentos, é preciso pensar acerca de qual crença a respeito de nós mesmos, do mundo ou do futuro eles estão ligados e a partir daí avaliar racionalmente se eles são verdadeiros. Por exemplo: “Será que não faço nada direito mesmo? Já fui elogiado em tal situação por ter feito bem aquilo…”
É válido lembrar que existem inúmeras técnicas eficazes no tratamento da depressão e vencer a resistência em buscar atendimento psicológico é a decisão mais importante.
Comentários