19 Livros de Psicologia que são de Leitura Obrigatória para Psicólogos!

A leitura é o supremo lifehack. Conhecimento destilado que muitas vezes levou anos para montar, pode ser consumido em apenas algumas horas.

E quanto mais você souber sobre psicologia e comportamento humano, melhor. Ler livros permite que você dê um salto por absorver o trabalho de anos de pesquisadores, professores e autores.

Nota: Enquanto todos os livros a seguir irão lidar com a mente humana, nem todos eles são puramente científicos. Alguns livros lidam com persuasão, produtividade ou trabalho criativo. Com essa advertência, vamos começar.

1.) O Animal Social

Na minha humilde opinião, O Animal Social é a maior visão geral da psicologia social já escrita. Este livro parece ter tão alta demanda que os preços da Amazon são muitas vezes ultrajantes.

No entanto, poucos livros vão dar-lhe tão aprofundada, interessante e bem escrita visão de psicologia social com o clássico de Elliot Aronson.

O Animal Social é Leitura obrigatória para quem gosta de Psicologia.

2. 50 Segredos da Ciência da Persuasão

Não me interpretem mal, eu realmente gostei deste livro, mas você deve ser prevenido de que isso deve ser usado como um elogio para as outras obras mais abrangentes nesta lista.

Enquanto o livro é informativo, os estudos são pastoreados muito rapidamente, não é dada muita profundidade a qualquer estudo individual.

Este é o lugar onde você descobre sobre um estudo, olha mais sobre ele, encontra mais estudos relacionados, e “vai até a toca do coelho” à procura de novo material. Um óptimo ponto de partida para “molhar os pés” em uma variedade de estudos relacionados com persuasão.

3. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar

Sem sombra de dúvida, um dos meus favoritos de todos os tempos. Tentar desenvolver sobre o que este livro fala levaria um post inteiro, então permita-me apenas dizer: Este livro é muito legal, leia!

O autor da obra, Daniel Kahneman tem um Prêmio Nobel de Economia, e este aspecto está presente nos muitos exemplos do livro.


4. A arte da escolha

Esta é a leitura quintessencial sobre como os seres humanos fazem escolhas e quais influências externas afectam essas escolhas.

Escusado será dizer que fiquei fascinado com a ideia de que a escolha pode realmente sobrecarregar, fazendo com que as pessoas demorem a escolher em vez de se beneficiar das opções adicionais oferecidas. É uma leitura fantástica e muito agradável todo o tempo, e eu considero Sheena uma grande escritora, bem como uma grande pesquisadora.


5. Previsivelmente irracional

Poucos livros farão você questionar suas próprias decisões como este; Dan Ariely mostra como as mudanças aparentemente mundanas ou sem sentido podem afectar grandemente nosso comportamento quando não percebemos o que está acontecendo, o que parece ser a maioria do tempo.

Gostaria de colocar este livro directamente sobre a categoria “entendendo seu cérebro” nesta lista, mas este livro também tem algumas ideias fantásticas sobre persuadir os outros se você examinar atentamente os exemplos dados.


6.  A Mais Pura Verdade Sobre A Desonestidade

No caso de não ter sido feito aparente até agora, eu sou um grande fã do trabalho de Dan Ariely. Há algumas afirmações ousadas neste livro: que talvez a honestidade é apenas uma escolha entre o benefício da fraude e nossa motivação psicológica.

Como com Previsivelmente Irracional, você vai sair com um monte de perguntas, mas de uma boa maneira: você vai começar a repensar as coisas que eram anteriormente “óbvias” no contexto do que você acabou de aprender com Ariely.

Muitas pessoas têm comentado sobre o quão poderoso os dois últimos capítulos são em particular: há sempre um contexto em que a fraude se torna socialmente aceitável? Ariely força você a fazer essas e outras perguntas significativas, e o resultado é uma mensagem poderosa com algumas grandes pesquisas e exemplos para pentear.

 

7. O poder do hábito

Este livro veio altamente recomendado, e eu gostei, mas eu tenho alguns pensamentos. Enquanto o autor faz um óptimo trabalho de dividir os hábitos em subgrupos apropriados, e ao mostrar como os hábitos realmente operam no cérebro, há uma lacuna: o livro não mostra especificamente como mudar os hábitos. Talvez as minhas expectativas foram definidas para um tipo diferente do livro, mas eu achei a falta deste aspecto a ser abordado como um pouco de “incompletude”.

O livro ainda é uma leitura muito fácil e um grande olhar sobre como os hábitos se manifestam no cérebro.

 

8. Como Influenciar a Mente do Consumidor

Este é outro livro que se concentra mais em servir de pequenas análises de vários estudos ao invés de mergulhar profundamente em alguns. Como tal, serve como um fantástico ponto de partida e um desses livros de “tocas de coelho” que eu mencionei acima: você vai encontrar vários experimentos, a fim de aprender mais.

Uma coisa fantástica que Roger Dooley fez é quebrar esses estudos em categorias separadas, algo que foi falho no 50 Segredos da Ciência da Persuasão (livro acima). Com seções como Brainfluence Copywriting e Brainfluence Branding, você pode dizer em que tipo de estudos que você está prestes a entrar.

Em alguns casos, eu encontrei as fontes sendo um pouco carentes: links para outros livros em vez dos estudos reais, por exemplo. Mas não deixe de pegar, já que é uma óptima leitura.

9. O Paradoxo da Escolha – Por que Mais É Menos

Eu realmente gostei deste livro; ele faz você pensar muito sobre, ter uma tonelada de opções à sua disposição é bom para o seu bem-estar.

Schwartz argumenta que a tomada de decisão foi muito mais simples anos atrás, e enquanto a maioria dos livros se concentram em um “ângulo de compra”, as lições aqui podem servir para muitos dos aspectos da vida.

Uma abundância de escolhas tem uma tendência para enganar o nosso cérebro em pensar um monte de escolha é uma coisa boa, quando isso não é necessariamente o caso. Enquanto Schwartz é muito acadêmico, o livro é bastante fluido e não vai fazer você tropeçar com uma abundância de termos científicos, embora cada ponto feito é apoiado de forma bastante eloquente.


10. Efeito LúciferComo Pessoas Boas Se Tornam Más

Este livro centra-se nas descobertas do lendário experimento prisional de Stanford. Se essa pesquisa tem fascinado você de alguma forma, você precisa ver este livro. Ele oferece essencialmente um “olhar interno” em grande parte dos dados do estudo, incluindo coisas como transcrições.

É um olhar convincente de como até mesmo pessoas “normais” caem nos papéis de “más”, que muitos de nós dificilmente podem imaginar acontecendo, ou gostariam de negar.

O último capítulo também é bastante intrigante para aqueles familiarizados com a experiência: o autor descreve um programa destinado a construir resistência às estratégias de controle da mente. Coisas assustadoras, mas uma leitura necessária.


11. Você não é tão esperto quanto pensa



Em grande parte lida com falácias em nossas mentes que acontecem para nos fazer parecer muito estúpidos quando elas estão em acção. McRaney tem tópicos que são amplamente conhecidos por aqueles com um interesse no campo, como o efeito Dunning-Kruger, e cria uma leitura divertida em outros estudos.

A coisa é que, a apresentação faz este livro, vale a pena mesmo se você já ouviu falar de alguns destes, e McRaney é um grande escritor. Se você está interessado em como seu cérebro está sabotando você, e em descobrir mais sobre as ilusões que todos têm, este livro é o lugar perfeito para começar.

 

12. Incógnito – As Vidas Secretas do Cérebro

Este livro é sobre os níveis de consciência no cérebro, e como vimos, seu cérebro não é apenas a coisa que você acha que você controla. Enquanto os exemplos neste livro são bastante interessantes, considerando que é um livro “real” de neurociência, eu esperava um pouco mais da pesquisa. Apesar disso, Eagleman montou uma lista de estudos seriamente fascinantes.

A escrita é cativante, e no mínimo, você aprenderá como escrever manchetes que agarram a atenção como Eagleman faz página após a página.


13. Blink – A Decisão Num Piscar de Olhos

 

A parte boa sobre este livro é que os estudos apresentados são interessantes, e Gladwell faz um trabalho excelente de apresentar como as pessoas são capazes de desenvolver um sentido sobre as coisas. Torna-se um dos livros mais interessantes sobre o inconsciente por causa disso.

O problema com o livro é aparente, embora: tem apontado muitos outros. Este livro parece uma colecção de contos, e não uma ideia unificada.

Colocando isso de lado, as diferentes seções são muito interessantes para deixar passar por essa falta geral de unidade.

 

14. Os desafios à força de vontade



Este é um livro que cai directamente na psicologia positiva, mas é um dos melhores lá fora. Autocontrole e ética de trabalho andam de mãos dadas na minha opinião: muitas pessoas querem trabalhar duro, mas é o autocontrole que as impede de fazê-lo. E vamos ser francos aqui, todo mundo sofre de uma falta de autocontrole de vez em quando .

Se você está interessado em aplicar a psicologia para melhorar a si mesmo e sua mente, este é um livro para você. Se não, você ainda vai embora com uma grande compreensão de como o autocontrole funciona em nossas mentes. Este livro é prático, a ciência é sólida, e a autora, Kelly McGonigal, é altamente reconhecida: eu não tenho nenhuma hesitação ao recomendá-lo.


15. O Ponto Da Virada




Como grande parte do trabalho de Gladwell, eu achei isso realmente interessante, mas talvez um pouco curto pelo hype em torno dele (e houve uma tonelada de hype, por isso é difícil abordar este livro com antecipação neutra).

Embora toda a informação seja óptima para explicar que há aspectos críticos de coisas que se tornam “epidemias” ou “virais”, ele realmente não entende como isso acontece, só que isso acontece.

Agora, não é que eu estava procurando um “como criar uma campanha viral” a partir deste livro, mas os exemplos estão faltando nessa área. Ainda assim, um livro muito importante, e faz referência à esfera dos macacos , então eu precisava incluí-lo.


16. As 48 Leis do Poder



Este livro é um grande exemplo de marketing fantástico: as ideias neste livro são “barulhentas”, e muitas vezes são apoiados por pesquisas reais em outro lugar.

O que o livro faz bem no seu marketing é que ele cria este ideal, que estas são algumas leis secretas para o Maquiavel interior em todos nós (apesar de que o Príncipe pode ter sido escrito como sátira).


17.  Como fazer amigos e influenciar pessoas

 

Com o alcance que este livro teve em sua longa vida útil, é improvável que você nunca o viu antes. A fim de misturar as coisas um pouco, uma vez que este livro é tão conhecido, eu pensei que eu poderia oferecer algumas idéias fantásticas de um dos meus comentários favoritos da Amazon de todos os tempos :

O conselho é em grande parte sólido, mas acho que o leitor deve ter em mente o contexto dentro do qual este livro foi escrito … [destina-se principalmente como um livro de apoio para as aulas de Dale Carnegie sobre como ser um bom vendedor.

… essas técnicas funcionam muito bem no contexto de vendas e relações públicas, ou seja, em relacionamentos que não se espera que sejam profundos e / ou duradouros.

O que achei mais interessante foi que o último capítulo … foi descrever aqueles indivíduos com os quais nenhuma das técnicas de Dale Carnegie funciona. Neste capítulo inédito, Carnegie escreveu que havia algumas pessoas com quem era impossível conviver. Você precisava se divorciar dessas pessoas, “derrubá-las” ou processá-las no tribunal.

Por que esse capítulo está ausente deste livro, você pergunta? Bem, Dale Carnegie estava no meio de escrever este capítulo quando lhe ofereceram uma viagem à Europa, e em vez de completar este último capítulo, ele decidiu fazer a viagem. O livro incompleto foi enviado para os editores, e Carnegie embarcou para a Europa.


18. Truques da mente: O que a mágica revela sobre o nosso cérebro

A questão principal que este livro aborda é mais sobre como somos influenciados, com o autor tendo um olhar muito específico sobre os truques de magia e alguns estudos relacionados a neurociência.

Este livro, portanto, se lê como “A Psicologia da Magia”, e se isso só é interessante para você, essa é uma leitura obrigatória.

Quanto à praticidade, eu diria que este livro é outro daqueles livros que é sobre a compreensão, e através deste entendimento existem algumas aplicações práticas. Tudo isso dito, para mim é muito interessante, e é um dos livros mais incomuns nesta lista.

 

19. O Gorila Invisível

Este livro obtém seu nome, e analisa como muitas vezes temos ilusões maciças sobre nossa atenção. Mesmo se o estudo não o enganou, você apreciará ainda o livro, eu prometo. Se o estudo fez você de bobo, você vai adorar ainda mais.

Em primeiro lugar, obrigado por parar e ler o meu post. Espero que tenha achado esta lista de livros de psicologia útil.

Um humilde lembrete: A lista foi compilada com base em um grande escopo – psicologia social, persuasão, compreensão da mente – e também não se limita a livros estritamente científicos para que pudesse ser desfrutada por uma grande variedade de pessoas. 

Algumas coisas de psicologia pop, obviamente, aparecem na lista. Fora de isso, sinta-se livre para recomendar qualquer outro bom livro de psicologia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pessoas mais inteligentes preferem ficar em casa

A Era da Desinformação: Efeitos Psicológicos das Fake News nas Redes Sociais

Coronafobia