TRAUMAS PSICOLÓGICAS SÃO SEQUELAS EMOCIONAIS

Traumas psicológicos são sequelas emocionais, deixadas por uma experiência que causou imensa dor e sofrimento ao traumatizado, tal experiência (também chamada de evento traumático) é de tal magnitude que afectam profundamente o comportamento, pensamento e sentimentos do indivíduo, e este, por sua vez, fará de tudo para evitar reviver ou relembrar qualquer facto ligado ao que lhe causou trauma.

Sintomas dos traumas psicológicos
Físicos: úlceras, palpitações, dor no coração, hipertensão, alergias, enxaqueca, fibromialgia, síndrome do intestino irritável, síndrome da fadiga crônica.

Psíquicos: irritabilidade, ansiedade, agressividade.
Sociais: queda de produtividade no trabalho, conflitos entre os familiares e amigos, tendência ao isolamento, apatia.

Outros Sintomas de traumas psicológicos
Revivência do trauma nos sonhos ou nos pensamentos durante o momento de vigília (momento em que o indivíduo encontra-se acordado).

Evitação de situações que possam lembrar o evento traumático. Hiperexcitação (estado de agitação constante). Resposta de sobressalto exagerada (sustos exagerados por motivos banais).

Dificuldades em dormir. Irritabilidade ou surtos de raiva. Isolamento ou afastamento do convívio social.
Hipervigilância (como se algo estivesse sempre espreitando para atacá-lo). Desinteresse pelo próprio futuro (trabalho, estudo, casamento).

Outros sintomas associados aos traumas: Depressão. Ansiedade. Dificuldade de concentração e aprendizagem.

Ao contrário do que se acreditava, as pesquisas recentes apontam que não existem factores  traumáticos universais, isso porque cada pessoa compreende e percebe a realidade de forma muito particular, sendo assim o que é entendido como traumático para alguém pode não ser para outro.

Os traumas estão na raiz de diversos transtornos psíquicos e endocrinológicos, que vão desde a depressão até a dependência química, passando pela obesidade, Síndrome do Pânico e pelo Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

O facto é que muitas vezes, depois de um trauma psicológico intenso, a pessoa simplesmente não consegue voltar ao seu estado psicológico habitual.O tratamento é psicoterapia e, em alguns casos, acompanhamento médico psiquiátrico.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pessoas mais inteligentes preferem ficar em casa

A Era da Desinformação: Efeitos Psicológicos das Fake News nas Redes Sociais

Coronafobia