Abordagens Psicodinamicas

Ideais e Criticas a Teoria Psicanalítica Freudiana

-Alternativas e escolas de psicanálise

Desde logo após a sua psicanálise aparência ramificada em diversas teorias. Por um lado as teorias de escritores se que embora alguns da psicanálise freudiana, discordou com certos conceitos-chave da teoria do Médico Vienense Sigmund Freud, formaram as escolas alternativas:

• Carl Gustav Jung, discordaram sobre a origem eo destino da libido sexual, na interpretação dos sonhos, o conceito de inconsciente e como tratar as neuroses.

Em sua teoria enfatizou os conceitos de inconsciente colectivo e arquétipos. Sua divisão tinha uma natureza traumática, tanto para a psicanálise como uma disciplina, e as partes envolvidas pessoalmente.

A saída de Jung da Associação Psicanalítica Internacional e do movimento psicanalítico, que se destinava a conduzir depois de Freud, tinha conotações de “cisma”.

• Alfred Adler diferiram com relação à importância, Freud deu factor sexual. Adler hipótese de um complexo de inferioridade que explicaria neurose e criou um método alternativo para tratá-los.

Foi a dissidência primeira vez na história da psicanálise (1908), criando uma teoria paralela que substituiu a libido pelo instinto de poder.

• Otto Rank, disse diferenças com o papel do complexo de Édipo.

• Karen Horney: discordaram com as ideias de Freud sobre a sexualidade feminina (Freud criticou considerar a inveja do pênis como um fenômeno universal), a origem das neuroses (o que ele atribuiu as razões culturais), de mecanismos de defesa e aplicação dos conceitos de id, ego e superego em outras sociedades que não os discutidos com Freud.

• Anna Freud a sua filha: Ela levanta uma teoria alternativa sobre o desenvolvimento, funções e mecanismos de auto-defesa que é considerada, juntamente com Heinz Hartmann e outros, fundou a “Psicologia do ego.”

Além disso, as escolas foram estabelecidas que a psicanálise freudiana estendida: • a escola francesa de Jacques Lacan;

• A escola de Inglês Melanie Klein desenvolveu conceitos como o início de complexo do édipo, o superego posição esquizo-paranóide cedo, posição depressiva, os mecanismos de defesa e inveja primária;

• Psicanálise interpessoais de Harry Stack Sullivan e seus derivados posteriores como a psicanálise relacional;

• América psicanálise norte-americana, cujos pioneiros incluem Enrique Pichon-Rivière, na Argentina, Durval Marcondes no Brasil e no Chile Ignacio Matte Blanco.

Enquanto todos mantinham os princípios básicos da teoria de Freud sobre o inconsciente, outras partes das teorias eram estendidas e reinterpretadas por cada escola.

Além de as grandes escolas mencionadas aqui, existem muitas outras directrizes, institutos e grupos que puderam ser consideradas derivados da abordagem psicanalítica analítica.

Ele também criou a psicoterapia psicanalítica actual, aceitando os pressupostos da psicanálise, utiliza um conceito e técnica da psicanálise diferente desse.

Notas:

PORTUGAL, Apolenário: Apontamentos da Abordagem Psicodinamica (2017).

Bibliografia

http://visaodopsicologo.blogspot.com/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pessoas mais inteligentes preferem ficar em casa

A Era da Desinformação: Efeitos Psicológicos das Fake News nas Redes Sociais

Coronafobia